sexta-feira, 1 de março de 2013

Os crimes do comunismo VI




Relatório do adjunto do chefe do departamento operacional do Gulag sobre o estado dos campos de Siblag. 2 de Novembro de 1941.

Segundo as informaç5es recebidas pelo Departamento operacional do NKVD da região de Novossibirsk, verificou-se um forte crescimento da mortalidade entre os detidos nos departamentos de Akhlursk, de Kuznetsk e de Novossibirsk do Siblag...
A causa desta elevada mortalidade, coincidente com um alastramento maciço dos doenças entre os detidos, é incontestavelmente um emagrecimento generalizado devido o uma carência alimentar sistemática em condições de trabalho físicas penosas, acompanhado de pelagra e um enfraquecimento da actividade cardíaca.
            O atraso nos cuidados médicos prestados aos doentes, a penosidade das trabalhos efectuados pelos detidos, com alongamento do horário de trabalho e ausência de alimentação complementar, constituem um outro conjunto de causas que explicam as fortes taxas de morbilidade e mortal idade...
Verificaram-se numerosos casos de mortalidade, de magreza pronunciada e de epidemias entre os detidos remetidos pelos diferentes centros de triagem para os campos.
Nestes últimos tempos, têm sido descobertas, nos campos do Siblag, numerosas sabotagens por parte do pessoal médico formado por detidos. Um grupo de quatro detidos encarregado de sabotar a produção enviavam detidos doentes para os trabalhos mais duros, não os tratando atempadamente, esperando desse modo impedir que o campo cumprisse as suas quotas de produção.

O chefe-adjunto do Departamento Operacional do Gulag, Capitão das forças de Segurança, Kogenman

Sem comentários: