Uma bolsa de terrenos para evitar a construção em zonas de risco. Esta é uma das propostas que Hélder Spínola direcciona para a prevenção e o colmatar dos efeitos das catástrofes naturais.
Três anos passados sobre o temporal de '20 Fevereiro', o investigador e deputado considera que pouco ou nada foi feito para prevenir os fenómenos naturais.
Orador convidado pela escola básica dos 2.º e 3.º ciclos do Caniço, Spínola alertou para a importância de manter a florestação das serras, para as consequências dos incêndios e para os "erros" repetidos nas obras de recuperação após o '20 de Fevereiro'.
O parlamentar considerou ainda que as entidades regionais devem criar condições para travar a construção em zonas de risco. Hélder Spínola considera que são as famílias mais carenciadas as mais afectadas pelas catástrofes naturais, uma vicissitude que pode estar associada à edificação de residências em áreas inseguras.
Para contrariar esta tendência, Spínola sugere a criação de mecanismos, nomeadamente de uma bolsa de terrenos, ficando o Governo Regional incumbido de seleccionar e lotear terrenos destinados à construção com preços sociais.
Fonte: DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário