sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PND quer intervenção de Cavaco Silva contra a lei que permite casamentos gay







O PND defendeu, hoje, a intervenção do Presidente da República contra a lei que permite os casamentos de homossexuais, frisando que «se ela não vier, a rua terá de fazer-se ouvir!»

Em comunicado subscrito por Manuel Monteiro, o PND lembra que «as manifestações louváveis, porque voluntárias e livres, de quantos se movimentam para promover um referendo sobre a questão esbarram numa aliança negativa na Assembleia da República contra o pensamento da esmagadora maioria dos cidadãos portugueses».


«Essa aliança, traduzida no voto que permitiu a revisão de 2004, é hoje responsável pelo facto decadente, de estarmos entretidos com um assunto desta natureza, quando o colapso económico e financeiro está à nossa porta», lamenta.


O partido afirma que a medida foi aprovada pelo Governo «sem honra e nenhuma glória» mas lembra que tal só sucedeu «porque em 2004, o PSD e o CDS juntaram os seus votos aos do PS e do PCP, para alterar a Constituição».


Para o ex-líder do CDS e do PND, quando da alteração constitucional ao introduzir-se no artigo 13º, da Constituição, a recusa de discriminação face à orientação sexual «já se sabia que o passo seguinte seria aquele que agora foi dado».


«Que a esquerda socialista e comunista o tivesse proposto e votado pode entender-se, mas que a esmagadora maioria dos deputados do PSD e do CDS tivessem subscrito e apoiado tal medida é simplesmente inadmissível», lamenta.


Para o PND, «o nosso sistema político cava todos os dias uma imensa cova, para a democracia e em vésperas das comemorações dos 100 anos de República seria avisado entender, que não andamos muito longe dos motivos que levaram à queda do regime instaurado em 1910».


Lusa / SOL

Sem comentários: