sábado, 17 de outubro de 2009

PSD-M e Jardim são os reais responsáveis pela Lei de Finanças Regionais

















Carlos Pereira considera que a revisão desencadeada pelo PSD-M "é o reconhecimento do erro de negociação da LFR com a República e ao nível dos fundos comunitários"

O Partido Socialista (PS-M) atribuiu hoje a Lei de Finanças Regionais (LFR) à "total incompetência do PSD", antes do Governo de José Sócrates em 2002, nas negociações dos fundos comunitários, baseadas num indicador de desenvolvimento errado.

Em conferência de imprensa do grupo parlamentar dos socialistas madeirenses, o deputado Carlos Pereira argumentou que a iniciativa do PSD/M para rever a LFR "é o reconhecimento de que o partido errou em matéria de negociação desta lei com a República e ao nível dos fundos comunitários".

Carlos Pereira salientou que ao basear essas negociações num indicador desadequado, um PIB empolado pelo efeito da Zona Franca, o PSD é responsável pelo facto de a Madeira receber menos 500 milhões de euros de fundos até 2013.

"Esta é a consequência efectiva duma má negociação do PSD, não sabemos se deliberadamente, porque queria parecer rica perante os seus pares da União Europeia, para ganhar eleições europeias, ou se por incompetência", disse.

O deputado sustentou que "a origem do problema da LFR não é em 2005 mas em 2002, não é o Governo de Sócrates mas Alberto João Jardim que quis parecer rico e ignorou o impacto negativo que passou a ter nos madeirenses" a utilização de um indicador de desenvolvimento regional errado.

"Com o reconhecimento claro de que errou nas negociações com Bruxelas, o PSD vai montar uma nova estratégia para recuperar o dinheiro que a Madeira tem vindo a perder?", questionou.

Para o PS-M é necessário esclarecer porque razão Jardim quis que a Madeira se apresentasse como "uma região rica para a União Europeia e pobre para o país de modo a receber mais dinheiro" e quem será responsabilizado pelos 500 milhões de fundos comunitários que a região vai perder até 2013.

Fonte: Lusa

Sem comentários: