domingo, 30 de agosto de 2009

Faleceu o engenheiro Rui Manuel Vieira



Rui Vieira foi o último presidente da ex-Junta Geral e deputado europeu em 1995/96

Faleceu ontem no Funchal o engenheiro Rui Manuel Vieira, que foi ao longo da sua vida uma personalidade de referência na Região Autónoma da Madeira, e um exemplo de cidadania diversas vezes destacado pela forma como se relacionava com a sociedade regional, pelo seu saber científico, pela sua carreira profissional e pela actividade social que desenvolveu e que deixou como exemplo para todos nós.

O eng. Rui Vieira tinha 83 anos de idade, era casado com Ilda Maria de Araújo Gomes Silva e pai de seis filhos. Fez os primeiros estudos no Funchal, onde nasceu. Depois de completar o curso liceal, seguiu para Lisboa, onde se matriculou no Instituto Superior de Agronomia, onde se formou em 1951. Regressado à Madeira entrou para os quadros dos Serviços Agrícolas da extinta Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal. O trabalho do então jovem engenheiro agronónomo não passou despercebido, tendo desenvolvido interessantes trabalhos de investigação nos sectores da sanidade vegetal, horto-floricultura, viticultura e floricultura. Foi director da Escola Prática Elementar de Agricultura, desde a sua criação em 1954, e do Jardim Botânico da Madeira, desde a sua abertura em 1960. Nestas duas instituições foi evidente a sua actuação, quer na organização, quer no funcionamento.

Na década de setenta, o eng. Rui Vieira foi nomeado director dos Serviços Agrícolas da Junta Geral do Distrito do Funchal, onde começara a sua carreira profissional. Entre 1965 e 1969 foi deputado à Assembleia Nacional, pelo círculo do Funchal. Em Junho de 1970 o eng. Rui Vieira foi nomeado para presidir à Comissão de Estudo e Coordenação Económica, órgão consultivo e de planeamento da extinta Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, à qual presidiu entre Fevereiro de 1971 até à extinção deste órgão, em Setembro de 1974. Embora tenha desempenhado cargos políticos no antigo regime, o eng. Rui Vieira foi sempre considerado um técnico isento e interessado no serviço público e no bem-estar dos cidadãos.

O excelente conhecimento que tinha do arquipélago e a excelente consideração em era tido por todos foram argumentos fortes para o Conselho de Ministros, em 1976, já em pleno regime democrático, o ter nomeado vogal da Junta Regional e de Planeamento da Madeira, órgão de transição que governou a Região antes da posse do primeiro Governo Regional: Ocupou então o pelouro da Agricultura, Indústria e Pescas. Após a entrada em funcionamento dos novos órgãos de governo próprio da Região, o eng. Rui Vieira foi chamado novamente para desempenhar funções públicas, assumindo a tutela da Direcção Regional de Agricultura e, mais tarde, a do Planeamento. Colaborador de diversas organizações nacionais e internacionais, em representação da Madeira e de Portugal, o eng. Rui Vieira defendeu também os interesses da Região e do País no Parlamento Europeu, onde esteve dois anos (1995 e 1996) eleito pelas listas do CDS/PP, nas quais se candidatou como independente. Com vasta obra científica publicada, em revistas e em livros, o eng. Rui Vieira foi aclamado como primeiro vencedor do Prémio Zarco, um concurso que é organizado pelo DIÁRIO de Notícias e que se destina a premiar a actividade de pessoas ligadas à Região Autónoma que se dediquem à investigação.

Os seus trabalhos estão dispersos por diversas publicações. O eng. Rui Vieira deixa também obra no aspecto da solidariedade. Na década de sessenta do século passado foi presidente da extinta Comissão Distrital da Assistência do Funchal, cargo que ocupou durante oito anos. Mais tarde foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Funchal e actualmente era membro da Comissão de Honra do "Chapéu da Esperança", uma organização que tem apoiado instituições de solidariedade, liderada pelo DIÁRIO. No campo desportivo o eng. Rui Vieira foi ainda dirigente do Clube Desportivo Nacional e da Associação de Futebol da Madeira.

A toda a família enlutada, duma forma particular à sua neta Ana Luísa Correia, nossa colega de Redacção, o DIÁRIO apresenta cumprimentos de sentidas condolências. O funeral do eng. Rui Vieira realiza-se hoje, pelas 15h30 em São Martinho.

Sem comentários: