terça-feira, 9 de agosto de 2016

PAULO CAFÔFO SOBRE O ESTADO DE EMERGÊNCIA MUNICIPAL


O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, acaba de falar aos meios de comunicação social, na sequência do ativação do Plano Municipal de Emergência, para descrever uma "noite dramática e uma intervenção extremamente difícil, que podia ter causado danos muito mais graves, não fosse o esforço incrível de todas as autoridades envolvidas e, em particular, dos Bombeiros." 

Durante a madrugada, a questão urbana foi a maior preocupação, uma vez que variadas casas e equipamentos colectivos estiveram em perigo. Neste momento, "o fogo já chegou ao Chão da Lagoa e ao Pico Alto, continuando a afetar bastante as zonas altas do Monte (Corujeira), com possibilidade de evacuação do Lar de Sta. Isabel, e ainda zonas como as Courelas e a Alegria, onde tudo começou." O Presidente acredita que a intervenção do Exército será necessária e confirmou que o RG3 já está a receber as famílias evacuadas.

Entretanto já decorre uma reunião com todos os corpos dirigentes da autarquia, "com toda a estrutura da CMF a ser posta ao serviço da cidade", segundo o Presidente. Paulo Cafôfo enalteceu que "o Funchal funciona!" e que começarão a ser repostas gradualmente as ligações de água, electricidade e comunicações. Há nova reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil ao meio-dia, assim que se verifiquem in loco os estragos, para restabelecer prioridades e realocar meios. 

A Câmara Municipal do Funchal apela mais uma vez a todos os cidadãos que sejam prudentes, que mantenham a calma e que confiem nas autoridades no terreno, que estão a fazer o melhor que sabem e que vão vencer esta luta, uma vez mais.

Sem comentários: