domingo, 17 de maio de 2015

Funchal é a segunda melhor cidade do País para viver











A cidade do Funchal é a segunda melhor do País para viver, segundo um estudo acabado de publicar pela Proteste, da Deco. Entre as 124 cidades internacionais que fazem igualmente parte do trabalho, a capital da Madeira é a 16ª com melhor qualidade de vida.

O Funchal é a segunda cidade do País com melhor qualidade de vida, segundo um estudo da revista Proteste que avaliou 11 itens de 21 cidades nacionais. O índice de qualidade de vida nas cidades foi construído com base nos 11 critérios avaliados, atribuindo pesos diferentes a cada um, de acordo com a importância que lhes foi dada pelos inquiridos.

No trabalho anterior, publicado em 2007, o Funchal não tinha sido escolhido e, por isso, não figurava. Curiosamente, Viseu, que era primeiro nessa altura, continua na frente.

Na comparação mais abrangente, deste ano e com cidades internacionais, a capital da ilha da Madeira figura em 16º lugar.

Entre portas, o estudo realçou que o ponto mais positivo na cidade do Funchal é a “Paisagem Urbana”. E, ao invés, a o ponto mais negativo é o “Emprego”, um factor dominante em relação à maioria das cidades portuguesas nesta conjuntura económica desfavorável.

Numa análise aos itens cujo somatório apuraram a classificação final, onde o Funchal figura em 2º lugar, a Deco revelou ao JM que na “Habitação”, a cidade madeirense é 5ª, tal como acontece com a “Saúde”.

Em relação à “Educação”, o Funchal é a 8ª melhor cidade;  na “Mobilidade”, é 3ª, tal como acontece na “Paisagem Urbana”; no “Emprego” é a 11ª; no “Ambiente” é 4ª; na “Segurança e Criminalidade” é a 2ª; no “Comércio e Serviços” é a 7ª; na “Cultura, Lazer e Desporto” é a 2ª; e, finalmente,  no “Planeamento e Gestão Municipal” é a 3ª melhor cidade do País.

Os questionários para este trabalho foram enviados pela Deco em Setembro de 2011 a uma amostra representativa da população das 21 capitais de distrito e cidades das duas regiões autónomas portuguesas.
Foram recebidos 3.055 questionários. No total dos cinco países do estudo: Bélgica, Itália, Espanha, Portugal e Brasil, foram recebidos 19.241 questionários.

Foram avaliadas um total de 124 cidades, entre as quais 21 portuguesas.

Fonte: Madeira

Sem comentários: