quarta-feira, 20 de agosto de 2014

B.I.R.? por Miguel Pita

Aproveito este espaço público para relatar o que assisti no dia 17 de Agosto (Domingo) pelas 18h no Porto do Funchal (Pontinha). Estavam 6 (seis) cidadãos de meia idade com a sua linha de pesca junta a Fragata e a Nau Santa Maria pescando num amigável convívio, quando de repente passa a carrinha da BIR com os habituais skinheads de óculos de sol, dão uma volta até ao fundo da Pontinha e no regresso 2 (dois) agentes simplesmente retiram estas pessoas do local. Claro que as pessoas tentaram argumentar e compreender o porquê daquela “Intervenção Rápida”, mas foram retirados do local.

As minhas perguntas são estas;

- Para que serve mesmo esta Brigada de Intervenção Rápida?
- Quem a criou e com que propósito?
- Um carro com aquele aspeto (gradeamento), com policias com aquela aparência e comportamentos duvidosos, porque não criar uma “suástica” à medida?
- Porque têm eles de circular nas artérias principais da nossa cidade do Funchal várias vezes ao dia em ritmo de passeio? Dando uma ideia errada da nossa sociedade perante os nossos visitantes e até mesmo perante nós madeirenses. Será intimidação ????
Já a 29 de Maio de 2012 escrevi neste espaço sobre esta “Brigada” e o comportamento dos seus agentes perante turistas, o resultado foram insultos à passagem pelo meu local de trabalho e intimidação à minha pessoa. Assim sendo, assino novamente com o meu nome verdadeiro.
Não sou criminoso, tenho cadastro limpo, sou cidadão cumpridor dos meus deveres, logo não tenho que temer, há que dar a opinião e criticar o que tem de ser criticado SEM MEDOS, sou livre, vivo numa democracia e não aceito comportamentos “Pidescos”.
P.S.P. - significa Policia de Segurança Pública, logo a missão deles é garantir-nos segurança.
B.I.R. - significa Brigada de Intervenção Rápida, logo a missão deles é intervir em casos de violência e crime.
O que assisti no Domingo não representa nenhuma das situações anteriores, logo considero abuso de autoridade e prepotência de quem nada tem para fazer e resolve atuar perante simples cidadãos.

Lamento profundamente que os nossos impostos sirvam para pagar este tipo de serviço “púbico”.
Fonte: DN Madeira

Sem comentários: