quinta-feira, 22 de maio de 2014

Regras do euro "têm de ser mudadas"


Eduardo Welsh não tem dúvidas de que a forma como foi criada a moeda única foi um erro grave, responsável pela situação em que se encontra a Europa.
"O euro nasceu com muitos problemas e um deles tornou-se evidente com a crise bancária", refere o candidato do PND.
"Pelas regras do euro, o Banco Central Europeu está proibido de financiar os Estados directamente. Os governos tiveram de resgatar os bancos e assistimos a uma situação caricata em que o BCE empresta dinheiro aos bancos, para emprestarem aos governos, para resgatar os bancos em dificuldades", explica.
Eduardo Welsh diz que, com esta situação "caricata", os sistema bancário lucra e "quem paga a factura são sempre os contribuintes".
O candidato do PND lembra que a "entrada no euro foi tão complicada que nem sequer tiveram oportunidade de pensar nos problemas que poderiam surgir".
O cabeça-de-lista da Nova Democracia acredita que "as leis do euro têm de ser mudadas, continuamente, para fazer face às dificuldades que surgem".
Welsh, que esta tarde realizou a acção de campanha em frente ao Banco de Portugal, no Funchal, também tem estado no continente e espera uma boa receptividade do eleitorado à sua mensagem.
"Os portugueses estão descontentes com a Europa, mas não sabem bem quais são os problemas e são esses os argumentos que estamos a passar à população e esperamos que tenha um resultado positivo".
Fonte: DN

Sem comentários: