terça-feira, 22 de abril de 2014

Esta foi mesmo para rir...


O primeiro presidente da República civil no pós-25 de Abril, Mário Soares, é a personalidade que mais contribuiu positivamente para o País, enquanto o atual inquilino do Palácio de Belém, Cavaco Silva, está no polo oposto.
Estes resultados constam do barómetro de abril elaborado pela Universidade Católica para o DN, JN, Antena 1 e RTP.
Mário Soares - que foi secretário--geral do PS, ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro antes de eleito presidente (1986) - é visto também pelos portugueses como a personalidade que mais influenciou (independentemente de se gostar dela) a história destes 40 anos em Portugal: 23%, mais do dobro das que apontam Cavaco Silva (11%). Seguem-se José Sócrates (5%) e Ramalho Eanes (3%).
No caso das figuras que mais contributos positivos deram ao País, Mário Soares recolheu 16% das preferências - mais do dobro das que obteve o general Ramalho Eanes, primeiro chefe do Estado eleito (1976) no pós 25 de Abril.
Ramalho Eanes recolheu 7% das preferências, numa questão de "resposta completamente livre", onde não havia "qualquer lista prévia" de nomes à escolha, disse a Católica.
Em terceiro surge outro adversário de Eanes, Sá Carneiro (PSD), com 6%, Cavaco (PSD, 5%) e Álvaro Cunhal (PCP, 4%). Com 2% surgem Jorge Sampaio, António Guterres (ambos do PS) e Cristiano Ronaldo.
Fonte: DN Lisboa. 

Sem comentários: