domingo, 9 de março de 2014

Rodrigo Aguilar Henriques é o grande impulsionador desta petiçao.


Está a dar que falar o relatório da Inspecção-Geral de Finanças (IGF), divulgado pelo DIÁRIO, que recomenda ao Ministério das Finanças um corte de 30% no apoio às viagens entre a Madeira e o território continental português, o que significaria passar do actual reembolso de 30 euros por viagem para apenas 21 euros.
Apesar de a decisão estar no Ministério das Finanças e do relatório ser meramente indicativo, agora são os estudantes madeirenses no continente a se insurgir contra esta possibilidade. A iniciativa de criar uma petição pública na Internet peticaopublica.com/viewsignatures.aspx?pi=PT72870, contra a redução do apoio às viagens, teve como grande impulsionador o estudante de engenharia agronómica Rodrigo Aguilar Henriques e contava ontem quase com 200 assinaturas.
Os peticionários consideram a proposta “inadmissível”. “Tendo em conta que as famílias residentes na Madeira e Porto Santo estão neste momento sujeitas à carga fiscal mais alta do país, que esta região insular ultraperiférica possui os mais elevados níveis de desemprego de todo o território nacional e que têm sido sujeitas a quebras acentuadas no seu rendimento, é inadmissível a redução do subsídio de mobilidade”, protestam.  E prosseguem: “Pelo contrário, é fundamental reforçar este apoio para garantir a continuidade com o restante território do país e, em particular, resolver o problema dos preços exorbitantes que atingem as viagens de última hora, situação que afecta principalmente os estudantes madeirenses que frequentam o ensino superior no território continental e os residentes que carecem de tratamentos de saúde fora da Região”.

Para ser discutida em plenário, a petição tem de ser assinada por 4000 pessoas. Neste momento está também uma proposta do parlamento regional na Assembleia da República sobre a mesma matéria.
Fonte: DN Madeira

Sem comentários: