sábado, 8 de março de 2014

Eduardo Welsh no Parlamento da Madeira! Welsh promete “combate consistente contra os desmandos de um regime autoritário, que persegue as pessoas”.


Eduardo Welsh vai substituir Hélder Spínola como deputado do PND na Assembleia Legislativa da Madeira. A sua estreia está prevista para a sessão plenária da próxima terça-feira.
O novo deputado não leva qualquer proposta ‘na manga’, pois sabe que as iniciativas levam um ano até serem discutidas. Mas promete intervenções de “combate consistente contra os desmandos de um regime autoritário, que persegue as pessoas e que está no poder com base na batota eleitoral”.
“Regime chegou à sua fase final”
Welsh entende que “boa parte da missão do PND está cumprida”, pois são os próprios responsáveis do PSD que reconhecem os abusos cometidos na Madeira. “O que o PND andou a denunciar durante anos e anos, agora é denunciado pelo próprio PSD. A máquina do Alberto João voltou-se para dentro e anda a trucidar os seus delfins. O regime chegou à sua fase final, não tem credibilidade e pratica uma espécie de canibalismo político”, descreve. Face a este cenário, o PND promete “estar atento, para que as coisas não piorem e constituir-se como uma solução alternativa”.
Eduardo Welsh nasceu no Funchal em 1967. Diz que é empresário de profissão porque teve de regressar à Madeira, já que a sua verdadeira “vocação” é ser “activista da defesa dos direitos humanos” pelo mundo fora.  Faz parte dos órgãos directivos do PND e é deputado municipal na Assembleia Municipal do Funchal. Já tinha sido eleito para este cargo no anterior mandato, chegando também a substituir Gil Canha como vereador durante seis meses.
Spínola suspende para ir a tribunal
O novo deputado do PND não morre de amores pela política de Alberto João Jardim. O sentimento é recíproco. Num artigo de opinião no JM em 2011, o presidente do Governo e do PSD escreveu: “As próximas eleições regionais (...) são um confronto entre o PSD, e eu principalmente, de um lado, e o poder económico inglês do antigamente, expresso pelos Blandys, Welsh, Miles”.
Recorde-se que Hélder Spínola anunciou que iria suspender o mandato de deputado de modo a ficar livre para poder prestar declarações em tribunal num processo crime contra o presidente da Assembleia, Miguel Mendonça, e três funcionários parlamentares. Tudo tem a ver com o episódio da sessão plenária de 19 de Dezembro, com o deputado do PND a ser retirado à força da cadeira do presidente do Governo, onde se sentara em protesto por Jardim ter deixado a sala para não ouvir o seu protesto. No âmbito do processo subsequente, Spínola entendeu que Miguel Mendonça estava a atrasar a autorização da sua ida a tribunal para testemunhar, pelo que resolveu suspender o mandato de deputado.
Fonte: DN Madeira

Sem comentários: