sábado, 25 de maio de 2013

O Zé foi à cidade. Por: Rubina Sequeira



Começaram os treinos para o corta mato eleitoral das legislativas regionais de 2015. Sim caro leitor, leu muito bem, LEGISLATIVAS REGIONAIS DE 2015.
Lamentavelmente, percebi que a câmara municipal, a junta de freguesia, a assembleia municipal e a assembleia de freguesia – órgãos executivos e deliberativos das autarquias locais que deviam funcionar por elegerem cidadãos próximos e mais atentos às necessidades do espaço circunscrito – transformaram-se, afinal, em autênticas fortalezas políticas projectadas para a guerra defensiva do governo regional. 
Por miúdos: quem quer ganhar o governo tem de ganhar as câmaras. E a que fica mais perto da Quinta Vigia é Câmara Municipal do Funchal…
A fim de resgatar a administração do Município do Funchal dessa promiscuidade, e devolvê-la à competência dos cidadãos, os partidos da oposição reuniram forças e decidiram apoiar, em uníssono, um candidato independente. Todos, menos a CDU que foi ao passado pedir licença (e ficou por lá), e o CDS que decidiu utilizar as eleições autárquicas como barómetro de popularidade do candidato democrata cristão…
E é vê-lo nos cartazes, pelas ruas da cidade. Qual diva do cinema mudo na sua camisa azul bebé (indicador de que todas as fotos foram tiradas na mesma tarde). Posou com o taxista, posou com a florista, posou com a veterinária, posou e posou e posou… Devia era ter pousado o avião aqui na Madeira uns dias antes da sessão fotográfica! É que, o “Zé”, antes de vir à cidade, dar um ar de quem se preocupa, e esbanjar o charme que herdou da Catherine (Portas) Deneuve, andou perdido para os lados de Lisboa… 
Mais! Esteve um ano na Assembleia da Republica, como deputado de um dos partidos que governa o país, e nunca foi capaz de tomar uma atitude que se visse face à chafurdice politica que se vive na Madeira. E agora, Zé-Ninguém retornado, e maquilhado, vem iniciar a pré-campanha dizendo (sobre as obras da frente-mar e das ribeiras) que “É preciso que alguém diga basta a esta atitude persecutória e arrogante do Governo Regional”?!
…(estou a rir)
…(continuo a rir)
…(não consigo parar de rir)
…(vou fazer um chá de tília).


Fonte: DN Madeira

Sem comentários: