quinta-feira, 25 de abril de 2013

CANDIDATO DA MUDANÇA



'Mudança'. Assim se intitula a coligação de seis partidos que acaba de confirmar o nome de Paulo Cafôfo como candidato a presidente da Câmara Municipal do Funchal nas eleições de Outubro. O candidato tem 41 anos, nasc...eu em Santa Luzia, no Funchal, é professor e conhecido pela sua participação activa ligada ao movimento sindical. O nome agora oficialmente assumido como líder desta candidatura vinha sendo apontado praticamente deste o início do ano. Conforme demos conta em edições anteriores, Cafôfo fazia parte de um leque restrito de personalidades que reuniam o perfil traçado pelos partidos.A coligação 'Mudança' é politicamente sustentada pelo Partido Socialista, o Bloco de Esquerda, a Nova Democracia, o Partido Trabalhista, o Partido da Terra e o Partido pelos Animais pela Natureza. Apesar desta alargada base partidária, Paulo Cafôfo assume-se como o único candidato cabeça-de-lista que não sai dos aparelhos partidários e adia, para já, a revelação dos nomes que o acompanham neste projecto suprapartidário.
Em declarações ao DIÁRIO, o professor e ex-dirigente sindical sublinha que esta será a sua primeira experiência numa campanha eleitoral. E acrescenta que se trata de um projecto que nasce da abertura dos partidos à sociedade civil numa união de várias forças partidárias para "conquistar a Câmara Municipal do Funchal". Essa meta, reconhece, passa por motivar outros cidadãos independentes mas cujas "qualidades pessoais e profissionais constituem mais-valias" num cenário em que o candidato antevê a necessidade de imprimir "mudanças políticas e sociais necessárias para transformar o Funchal numa cidade melhor em que a prioridade será sempre as pessoas".

Paulo Cafôfo vê na coligação 'Mudança' um projecto político capaz de se afirmar como alternativa na capital madeirense aos tradicionais directórios partidários.

"Numa fase de menor credibilidade da política e dos partidos perante os eleitores", o candidato apela a valores que ajudem a aproximar os cidadãos. Diz que é fundamental "que se fale verdade", que a cidadania e a participação cívica, o rigor e a transparência ajudem a "devolver o Funchal a níveis de excelência". É nesse patamar que o candidato a presidente da Câmara do Funchal quer colocar as questões relacionados com indicadores económicos, sociais e ambientais.

O antigo vice-coordenador do Sindicato dos Professores da Madeira toma a liderança desta candidatura como um projecto "inovador" que procura a "mudança política no Funchal". Diz-se consciente de que é preciso reforçar a participação dos cidadãos e assegurar o envolvimento das pessoas em decisões que sejam particularmente importantes para a cidade.

"Devolver a esperança dos funchalenses" é um dos objectivos assumidos pela coligação 'Mudança'. É preciso, diz Cafôfo, colocar o Funchal "novamente no caminho do crescimento económico e social e preparado para responder aos grandes desafios do presente e do futuro".

Três candidatos
A "pedra basilar" da coligação assenta na participação de cidadãos independentes, pelo que o cabeça-de-lista sublinha a necessidade de envolver a sociedade civil. Cafôfo recorda que o concelho "tem personalidades de diversas áreas do saber que podem e devem dar um grande contributo, ajudando a construir um Funchal bem governado, próspero e amigável" que seja "motivo de orgulho para os seus habitantes e visitantes".

Tendo sempre as pessoas como prioridade, o candidato reafirma a importância de um município "ambientalmente sustentável e economicamente competitivo". Uma cidade, resume, que seja capaz de ser socialmente solidária, que consiga combater a exclusão com uma gestão de "rigor, transparência e participação".

A candidatura 'Mudança' , que envolve seis partidos, nasceu de uma ideia há vários meses lançada pelo líder do PS na Madeira. O projecto de Victor Freitas era mais abrangente e aberto a todos os partidos. Entretanto, o CDS anunciou que vai percorrer o seu próprio caminho no Funchal. e mais tarde também o PCP disse que não entrava na coligação. Neste momento estão definidas três candidatura à capital madeirense: a do PSD, liderada por Bruno Pereira, a do CDS, com José Manuel Rodrigues, e a da coligação 'Mudança', que agora anuncia o nome de Paulo Cafôfo.

Perfil: Do SPM para a política activa
O candidato da coligação 'Mudança', que integra seis partidos da oposição na Madeira (PS, BE, PND, PTP, MPT e PAN) nasceu em Maio de 1971, em Santa Luzia. Prestes a fazer 42 anos, Paulo Cafôfo confirma agora a sua maior disponibilidade para a vida política activa, numa aproximação que vem acontecendo ao longo dos últimos meses desde quando aceitou a vice-presidência e a coordenação política do Laboratório de Ideias criado pela actual direcção do PS-Madeira, estrutura que tem desenvolvido vários debates sectoriais tendo em vista a governação regional e local.

Profissionalmente, Paulo Cafôfo é professor. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem sido docente em várias escolas da Madeira, onde exerceu também diversos cargos de direcção nos Conselhos Executivos e Pedagógicos.

No Sindicato dos Professores da Madeira, o agora candidato à Câmara do Funchal foi vice-coordenador, entre 2009 e 2911. Foi também secretário nacional e conselheiro da FENPROF e integrou os órgãos sociais da ARCHAIS (Associação de Arqueologia e Defesa do Património da Madeira), como membro da direcção e presidente do Conselho Fiscal.

Sem comentários: