sexta-feira, 15 de março de 2013

As ruínas da Madeira Nova.




Tudo se desmorona como um castelo de cartas. Os alicerces da "Madeira Nova" revelaram-se frágeis e muito distantes de um chão firme. Os arquitetos e engenheiros desta "Madeira Nova" foram liderados por Alberto João Jardim e estão todos no mesmo PSD que nos governa, ininterruptamente, há 36 anos. Fomos nós, madeirenses, quem pagou e está a pagar a construção da "Madeira Nova", mas quem a desenhou e projetou foi Alberto João Jardim e os seus amigos do PSD.


Enquanto o dinheiro jorrava abundantemente e, depois, enquanto a dívida crescia pela calada, o governo regional alimentou artificialmente uma economia que cresceu viciada nos orçamentos regionais e que, agora, desmamada repentinamente, não consegue ganhar vida própria. A alguns privilegiados do sistema, nesses tempos de fartura, coube grossas fatias do bolo. Ao povo, nesses mesmos tempos, apenas chegaram as migalhas que caíam das mesas fartas. Agora, sem dinheiro e com dívida até à 5ª geração, nem as migalhas chegam ao povo e o peixe graúdo começa a levantar guerras, entre eles, para disputar os despojos.

Enquanto os arquitetos da "Madeira Nova" se entretêm a rapar o fundo ao tacho, a sociedade madeirense assiste a um avolumar de escombros à sua volta, vendo esfarelar-se em ruínas a obra que chegou a acreditar ser eterna. Os madeirenses sabem bem que são eles próprios quem paga esta "Madeira Nova", que agora só dá despesa. E sabem bem, igualmente, que quem assinou o termo de responsabilidade e deu todas as garantias em relação a essa sumptuosa "Madeira Nova" foi o governo de Alberto João Jardim e todo o PSD-Madeira. Sabem também que, durante muito tempo, às escondidas, esse mesmo PSD-Madeira foi varrendo o lixo para debaixo do tapete e empurrando os verdadeiros problemas com a barriga.

Os madeirenses estão bem elucidados sobre quem devem responsabilizar por terem de viver agora numa sociedade em escombros.

Fonte: DN Madeira

Sem comentários: