quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Mensagem



GMens agitat molem, é uma expressão latina que significa, "A mente comanda o corpo". Foi assim que Fernando Pessoa construiu a palavra que deu o título ao seu único livro publicado em vida. A obra procurava a razão da decadência em que desembocara Portugal e o porquê do seu passado de glórias, descobertas e conquistas. Por fim, o autor concluiu que o país se deve tornar grande como foi no passado através da valorização cultural da nação.
Talvez por mero lapso de escrita, ou por ignorância grosseira, o poeta e filósofo esquecera-se de referir as obras públicas e as festas populares fartas em carne no espeto, musica pimba e vinho seco, como manifestação da superioridade de um povo - dirá o Único Importante.
Mas eu, quiçá também por ligeireza de raciocínio e utopia de espirito, sigo o "livro pequeno de poemas" nos meus ideais. Creio ser na valorização do intelecto que está o segredo de um bom comando.
Há não muito tempo assisti a um filme intitulado de "Wag the dog" - Manobras na Casa Branca - que retrata tudo o que um Presidente em véspera de eleições é capaz de fazer para toldar a razão dos cidadãos e voltar a ser reeleito. De forma muito sarcástica alguém coloca a questão: porque é que o cão abana a cauda? Sem resposta continua. Porque o cão é mais inteligente do que a cauda. Se a cauda fosse mais inteligente, a cauda abanaria o cão.
Pois aqui na Madeira, meu caro leitor, é a cauda que abana o cão há mais de trinta anos. Porque a mente coletiva foi dolosamente desvalorizada. Foi inebriada em festas. E agora respondam-me: como é que uma mente embriagada comanda o corpo?
Feliz Natal Povo Superior!
Fonte: DN Madeira

Sem comentários: