sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Tempo de mudança



Sou militante do PPD/PSD desde o início de 1975. Desde sempre que o Dr. Alberto João Jardim (AJJ) imprimiu e galvanizou uma onda de mudança nas condições de vida dos madeirenses, então muito precárias, com a implementação do regime autonómico, arrastando atrás de si a grande maioria dos seus concidadãos. Cometeram-se alguns erros e excessos, mas como o balanço era francamente positivo, tudo foi tolerado e aceite pelo bom povo desta terra.
Todavia, passados todos estes trinta e poucos anos, com dezenas de vitórias eleitorais pelo meio, o modelo começou a ficar esgotado, a crise instalou-se e deixou de haver respostas para os problemas que entretanto atingiram todos os madeirenses.
Urge então um novo impulso, um novo rumo e novos protagonistas.
AJJ sabe disto mas nunca quis dar lugar aos novos. Andou a entreter e a adiar. Fomentou o aparecimento dos 'delfins' para aparentemente preparar a saída, mas simultaneamente dividiu para continuar a reinar.
Finalmente apareceu alguém que, imbuído de uma enorme força de vontade, de uma enorme capacidade de trabalho, com provas dadas na Câmara Municipal do Funchal ao longo de vários mandatos, pretende mudar o rumo dos acontecimentos.
E a hora da mudança chegou. Os madeirenses não aguentam mais. O Dr. Miguel Albuquerque (MA) é a nossa esperança. Tem já uma longa experiência profissional na causa pública e é ainda suficientemente jovem.
AJJ, quando lhe era (foi) conveniente teceu rasgados elogios a Miguel Albuquerque, mas agora mantém uma campanha difamatória contra o seu correligionário, usando para o efeito todos os meios que tem ao seu alcance, incluindo o Jornal da Madeira.
Que AJJ tenha esse comportamento, atendendo às circunstâncias, já estamos habituados. Ele é o mesmo que se intitula o 'único importante' (UI). Agora, o que é lamentável é vermos outros companheiros de partido, que acomodadamente vivem à sombra do 'UI', virem argumentar que MA não devia apresentar a sua candidatura a meio do mandato desta legislatura. À falta de melhor argumento, foi o que se arranjou.
Os cemitérios estão cheios de insubstituíveis. AJJ algum dia vai ter de sair. A bem ou a mal. E então nesta crise, a mudança é urgente. E quando é acham que MA deveria apresentar a sua candidatura? Não é importante preparar-se com algum tempo para, depois de ganhar o Partido, disputar as eleições regionais? Devo lembrar que MA estava a preparar-se para o congresso do partido a realizar no próximo ano, em 2013. AJJ, numa jogada estratégica, para tentar aniquilar o adversário, é que antecipou o congresso para este ano, esperando com isso apanhá-lo desprevenido.
Os actuais dirigentes das diferentes estruturas do PSD andam numa azáfama, nunca antes vista, em tentar garantir a vitória de AJJ. Os telefonemas e as SMS que constantemente endereçam aos militantes eleitores, mencionam o facto de "AJJ merecer e precisar" do nosso voto. Ora bem. Admito que é isto que AJJ precisa, mas a Madeira não. E nós temos de defender a nossa terra. Vejam a perseguição que está a ser movida aos apoiantes de MA. Estes comportamentos persecutórios jamais deveriam acontecer em pleno século 21.
Percebo perfeitamente que muitos militantes tenham de mostrar estar alinhados com AJJ, como forma de defenderem o seu emprego, ou o de um familiar. 
No entanto, como todos nós sabemos, o voto é secreto. Estou em crer que a grande maioria dos militantes eleitores são pessoas responsáveis. Por isso, dia 2, sexta-feira, vamos encetar a mudança.

João Andrade

Fonte: DN Madeira

Sem comentários: