domingo, 25 de novembro de 2012

Karma. Por Rubina Sequeira, Advogada



Karma ou Carma é um termo de uso religioso dentro das doutrinas budista, hinduísta, jainista e sikhista, adotado posteriormente também pela teosofia e pelo espiritismo, para expressar um conjunto de ações dos homens e suas consequências no Tempo e no Espaço (as duas coordenadas da Vida). Este conceito, na física é equivalente a lei: para toda a ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário (Lei de Newton). Ou seja, para cada ação praticada pelo Homem, podemos esperar uma reação equivalente. Se foi praticado o bem então receberá um bem de intensidade idêntica ao bem causado. Se praticou o mal, então será objeto de uma maldade na mesma proporção.
E como tudo no Universo, a lei do Karma é absoluta. Não se aplica só ao ser humano individualmente considerado, mas a comunidades inteiras, a regiões, a cidades e a nações. Os grupos de cidadãos criaram uma consciência e uma vontade global e começaram a agir nesse sentido. Em democracia, a deliberação do grupo é uma decisão que traz, também ela, consequência para o grupo. A cada escolha a sua consequência. A cada ação a sua reação. 
Por isso estou convencida de que também em política não há vitimas. Só lá esteve quem nós quisemos. Enquanto nós quisemos. Respondemos nós por isso! 
A Madeira é, neste momento e sempre, o somatório dos madeirenses.
E se sofremos todos a reação devíamos estar todos juntos na ação! 
Não percam o fio à meada, o Universo tem leis próprias, e o Universo nunca se engana…


Fonte: DN Madeira

Sem comentários: