sábado, 26 de maio de 2012

Madeira escondeu quase duas mil facturas. Cinco membros do Governo apontados em nova auditoria do TC, revela o Expresso

Uma auditoria feita pelo tribunal de contas encontrou 1.878 facturas que estavam escondidas, relativas a obras que foram executadas entre 2003 e 2010, ou seja, em anos anteriores àqueles em que foram lançadas, na contabilidade da Região.

O relatório do tribunal de contas, a que o semanário Expresso teve acesso e divulga na sua edição de hoje, conclui que a dívida oculta da região resulta de um acto consciente, praticado por 5 membros do governo regional

No relatório do tribunal de contas são mencionados, Santos Costa, o antigo secretário do equipamento social, o seu chefe de gabinete, Ricardo Reis. O nome do secretário do plano e finanças, Ventura Garcês também é mencionado, assim como da diretora do gabinete de controlo e gestão orçamental e ainda do diretor regional de orçamento e contabilidade.

As conclusões do relatório são acompanhadas de uma extensa lista de contra ordenações para serem instauradas. Esta auditoria foi manda fazer pelo Juiz conselheiro responsável pela secção regional tribunal de contas em Novembro para aprofundar a investigação à dívida oculta da Madeira.
De acordo com o semanário Expresso, as conclusões do relatório, com 37 páginas foram aprovadas no dia 15 de Março e posteriormente enviadas ao vice presidente do governo para eventual contestação do documento, uma vez que neste governo João Cunha e Silva tem a responsabilidade das obras públicas.
A operação 'Cuba Livre' ocorreu em Abril.


Fonte: DN Madeira

Sem comentários: