sábado, 31 de março de 2012

Madeira arrasa contas da administração regional e local




Não fosse o buraco da região e o saldo do subsector teria sido positivo em 2011.

A Madeira é um fardo nas contas da administração regional e local. De acordo com o reporte dos défices excessivos, enviado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) ao Eurostat, a região autónoma é responsável pelo facto do subsector ter terminado o ano passado deficitário.

O défice da Madeira, apurado pelos técnicos nacionais e internacionais, foi de 1.125 milhões em 2011. O dos Açores foi de 36,4 milhões de euros, enquanto a administração local apresentou um saldo positivo de 419,6 milhões. Ou seja, o défice da Madeira é superior ao défice conjunto de toda a administração regional e local.

Nas contas do subsector, "sobressai o elevado défice da Administração Regional da Madeira", frisa o INE, explicando que houve três ajustamentos significativos às contas: a contabilização, como transferência de capital, da dívida garantida da SESARAM pelo governo regional, que vale 342 milhões de euros; a assunção da dívida da Via Madeira, também no valor de 342 milhões; e "o registo de despesa numa base de especialização do exercício", que acrescenta 513 milhões.

Já a dívida da região atingiu os 3.735 milhões de euros em 2011.

Fonte: DE

Sem comentários: