quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Obra documental retrata 20 de Fevereiro. Livro de fotografia de Octávio Passos é "murro no estômago", disse Miguel Albuquerque



A fildelidade, o desespero, a angústia, a esperança, a força, a desgraça, a morte. Tudo isto está retratado nas 80 fotografias que fazem o livro ‘20 de Fevereiro’, de Octávio Passos, “um livro excepcional, um murro no estômago das pessoas”, disse Miguel Albuquerque. O presidente da câmara do Funchal esteve entre as dezenas que se juntaram esta noite no Museu da Electricidade para o lançamento da obra.
As fotos acabam por contar uma história que é complementada com textos de Graça Alves e com algumas frases soltas de quem viveu o drama. Para quem não viveu, fica um documento que acaba por ser histórico. “Como o livro retrata de 20 a 26, tentei criar um fio condutor e fazer uma selecção coerente daqueles dias”, explicou o autor.
"É um livro magnífico. É um livro que tem uma energia muito forte. As fotografias têm um impacto fortíssimo emocional nas pessoas. Penso que é um livro de fotografia sensacional e acho que é um livro de fotografia importantíssimo que marca de facto um episódio na vida da nossa cidade e do nosso país", afirmou o presidente da Câmara. Miguel Albuquerque assume que a cidade está mais vulnerável desde essa altura, mas sobretudo desde os incêndios de Agosto desse mesmo ano. É preciso mudar práticas e políticas para preservar o meio ambiente e o planeta, alertou.
Octávio Passos sente-se realizado com o produto final. A selecção das fotografias, na sua opinião, foi “a melhor e foi a mais justa”. Muitas mais ficaram por publicar.
Esta primeira edição sai com dois mil exemplares, pela editora Loginforlove, um número que espera que não seja suficiente. Tem um custo de 25 euros, sendo que um euro reverte para a Cruz vermelha.
'20 de Fevereiro' vai estar à venda a partir de amanhã nas livrarias Esperança, Fnac, Bertrand, Julber, nos CTT e em outros espaços.


Fonte: DN Madeira

Sem comentários: