quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Conferências Vicentinas dão importante apoio aos pobres. E eu que o apoio importante era do PPD/PSD Madeira?



As Conferências de São Vicente de Paulo, que se encontram em actividade em 39 paróquias da Diocese do Funchal e na Escola Francisco Franco, realizam importante trabalho de apoio aos pobres .
A figura que dá o nome a esta instituição – São Vicente de Paulo – nasceu em 1581 na localidade de Pouy, em França. Desde criança que conviveu com os pobres e experimentou as condições da sua vida.
Em 1600 foi ordenado sacerdote e levou sempre uma vida humilde e solidária. As Conferências Vicentinas, fundadas por António Ozanam e seus cinco companheiros, no ano 1833 tiveram a sua inspiração naquele santo e desde então rapidamente se expanduiram por todo o mundo.
As Conferências de São Vicente de Paulo, que se encontram em todas dioceses portuguesas, distribuem-se por Conselhos Centrais que orientam as actividades desses grupos de caridade.
Estas conferências não realizam grandes acções de campanha para se dar a conhecer a Instituição porque são um movimento de leigos católicos cujo objectivo não é obter notoriedade ou prestígio, mas sim ajudar os mais necessitados.
A acção vicentina procura ser a resposta oportuna para cada situação de sofrimento ou pobreza que se detecta - resposta mais ou menos imediata, ou de simples encaminhamento das situações mais difíceis para as vias possíveis de resolução, inquietando consciências indiferentes, apesar de responsáveis, mas com possibilidade de resposta às situações de pobreza e sofrimento.
Os Vicentinos e Vicentinas preocupam-se com a promoção do homem na sociedade através de um sentimento de afecto e respeito pela dignidade de cada pessoa, da oferta de amor, a que todos têm direito, da compreensão e receptividade a uma confidência ou a um desabafo, um conselho com uma palavra amiga, um olhar carinhoso, que são motivos de fé e de esperança.

Fonte:
Pasquim do PPD/PSD Madeira pago pelos Madeirenses e cubanos

Sem comentários: