quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Má Governação, Favorecimento e Despesismo. Por Hélder Spínola



Se me pedissem para indicar as 3 pragas que mais afetam a Madeira eu indicaria as que fazem o título deste artigo: má governação, favorecimento e despesismo. Podem não ser dez, como as pragas do Egito, mas o seu efeito é arrasador. A passagem destas pragas deixa um rasto avassalador de dívidas, desemprego e pobreza. Quem sobrevive a esse primeiro tsunami acaba por ser atingido por uma segunda vaga que se agiganta com o aumento dos impostos e do custo de vida.
Em Democracia é de esperar que a ocorrência destas 3 pragas provoque, mais tarde ou mais cedo, a queda de quem governa. Na Madeira isso ainda não aconteceu. Aliás, foi a clientela fidelizada pelas próprias pragas, em particular dos favorecimentos e do despesismo, que garantiu, por um fio, a vitória ao PSD nas últimas eleições. E porque o regime não caiu, e deve-o às pragas, continuará a alimentá-las na tentativa de sobreviver mais algum tempo. Por isso, enquanto este governo não sair de cena, para além da dívida e do empobrecimento, teremos de continuar a pagar a má governação, os favorecimentos e o despesismo.
E para demonstrar que estas pragas são bem reais bastará recordar a recente novela das iluminações de Natal. O governo regional do PSD anulou o concurso público para as iluminações e adjudicou-as diretamente à Luzosfera (a eterna vencedora, do grupo SIRAM) pelo dobro do valor que a mesma empresa apresentara no concurso anulado. Além disso, o governo regional não exige lâmpadas eficientes e teremos de pagar cerca de 100 mil euros em eletricidade que poderia ser poupada.


Hélder Spínola


Fonte: Diário de Notícias da Madeira, 15 de Dezembro de 2011

Sem comentários: