segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Um governo em que nem o eleitorado da direita confia.


Quatro em dez pensam que Passos Coelho governa pior que Sócrates
O barómetro mensal CM/Aximage indica que 38,8 por cento dos portugueses consideram que o Executivo de Passo Coelho vai governar pior do que o anterior, liderado por José Sócrates. Há ainda 33,4 por cento que responderam 'igual', 22,6 por cento afirmaram que governará 'melhor' e 5,2 por cento não têm opinião.

Os partidos que formam o Governo (PSD e CDS) não sofreram grandes oscilações na intenção de voto legislativo durante o mês de Novembro. De acordo com a sondagem CM/Aximage, o PSD reuniu a confiança de 41,2 por cento dos portugueses, enquanto o CDS atingiu os 9,5 por cento.

O mesmo aconteceu com o maior partido da oposição, o PS, cuja intenção de voto nas legislativas se situou nos 26,8 por cento.

Mais à esquerda, se por um lado a CDU conquista terreno, com intenção de voto de 10,6 por cento dos eleitores, por outro o Bloco de Esquerda continua a perder terreno, ficando reduzido ao voto de 3,5 por cento dos entrevistados.


Na avaliação dos líderes partidários, é o socialista António José Seguro o único que conquista nota positiva, com um 10,3. Com avaliação negativa encontram-se Paulo Portas (9,8), Pedro Passos Coelho (9,2), Jerónimo de Sousa (8,8) e Francisco Louçã (8,4).

No entanto, 44 por cento dos eleitores julgam que o social-democrata Pedro Passos Coelho continua a ser o melhor líder para ocupar o cargo de primeiro-ministro. Já António José Seguro reúne o voto de 22,4 por cento para subir ao cargo de chefe do Governo.

FICHA TÉCNICA

Universo: Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.

Amostra: Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 600 entrevistas efectivas: 287 a homens e 313 a mulheres; 130 no interior, 245 no litoral norte e 225 no litoral centro sul; 160 em aldeias, 210 em vilas e 230 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.

Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 7 a 10 de Novembro de 2011, com uma taxa de resposta de 75,7 por cento.

Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 600 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma “margem de erro” - a 95% - de 4,00%).

Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.

Sem comentários: