quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Padre Nuno Filipe: o Céu tem mais um santo



Este sacerdote era de uma humildade e dedicação impressionante. Grande amante da leitura, escreveu muitos livros, artigos para revistas, jornais… num desejo de evangelizar.

Fomos surpreendidas com a notícia da partida do Rev.do sr. Padre Nuno Filipe, sacerdote da Ordem Hospitaleira, que por muitos anos esteve entre nós, exercendo sua missão na Casa de Saúde S. João de Deus, no Trapiche. Foi o homem mais sábio e santo que conheci em toda a minha vida! Era de uma humildade e dedicação impressionante. Grande amante da leitura, escreveu muitos livros, artigos para revistas, jornais… num desejo de evangelizar. O seu amor à Igreja e à Ordem marcou-me profundamente e o carinho todo especial que tinha por nós, Irmãs Clarissas, a quem serviu com amor entranhado.
Nutria pela vida contemplativa uma verdadeira paixão. Quantas vezes nos veio celebrar a santa Missa a pé, fizesse sol, vento ou chuva! E era pontualíssimo!
Devo-lhe muito da minha formação religiosa: todas as semanas fazia-nos duas conferências e acompanhou-me em particular na fase do Postulantado e, sobretudo, no Noviciado, com conferências, aulas... e o seu testemunho de vida, que era o mais eloquente. Amigo de todas as horas e confidente, sentíamos nele um apoio que nos estimulava a sempre progredir na virtude. O seu porte simples e humilde, revelava a grandeza de um homem de Deus: homem de profunda vida interior, de oração, caridade, ascese, estudo, paixão e dedicação pelos doentes, disponível, serviçal, acolhedor, educadíssimo, fino, cordial, tão divino e ao mesmo tempo tão humano, incansável defensor dos valores da vida e dignidade humana, foi um verdadeiro e ilustre filho espiritual de S. João de Deus!
Aprouve ao Senhor, nesta última fase da vida terrena do P. Nuno, identificá-lo consigo, associando-o mais intimamente à Sua Paixão, pelo sofrimento. Como Maria, de quem era devotíssimo, continuou a dizer o seu “Sim” generoso, sem qualquer queixa ou lamento, mas com uma resignação e aceitação filial. Damos graças pelo dom da sua vida e da sua en
trega ao ser viço de Deus e da Sua Igreja. O Céu tem mais um santo! O seu rasto de luz continua a iluminar e a conduzir as nossas vidas, na certeza de que um dia nos encontraremos.
Que junto de Deus ele continue a olhar e a interceder por nós. Paz à sua alma.

Pela Comunidade das Irmãs Clarissas do Mosteiro de Santo António

A abadessa
Ir. Patrícia Rocha, oscA


Fonte: JM

Sem comentários: