domingo, 27 de março de 2011

No primeiro de Maio Roma será o centro do mundo


Cerca de três milhões de fiéis, vindos de todas as partes do mundo, reunir-se-ão em Roma para assistirem às cerimónias da beatificação de João Paulo II, que se realizarão na Praça de São Pedro, no próximo dia 1 de Maio. Esta multidão de fiéis testemunha bem quanto era querido o papa Karol Wojtyla que já por ocasião da sua morte o povo o aclamava santo, tal foi a força da sua doutrina e bondade espalhada por tantos países da Terra.

Entre os milhões de fiéis, estará uma pessoa muito especial, a Irmã Marie Simon-Pierre Normand, da Congregação das Pequenas Irmãs das Maternidades Católicas e do Arcebispado de Aix-en-Provence, devota de João Paulo II, miraculada em 2 de Junho de 2005 de uma forma gravíssima de Parkinson. Esta religiosa de 50 anos, que viu a sua vida completamente mudada, já que os médicos a consideravam incurável, declarou recentemente a propósito desta beatificação: “Será uma grande festa para a Igreja, para todos aqueles que sofrem e ajudam os sofredores, enfim, para a humanidade inteira”. E acrescentou: “não consigo descrever a minha felicidade pelo merecido reconhecimento daquele que para mim é um especial amigo celeste: trago-o sempre no coração e sinto-o muito próximo. Continuo a perguntar-me porque tenha a Providência, justamente, escolhido a mim para testemunhar a grandeza espiritual”.

Os hotéis, as pensões e as casas de religiosos em Roma, para o fim-de-semana de 30 de Abril e 1 de Maio, estão completamente esgotados. Os preços triplicaram e mesmo assim continua uma grande procura. Calcula-se que três milhões de pessoas, a juntar à população de Roma, constituirão um rio de gente a desaguar pelas ruas da mais famosa cidade do mundo – a Cidade Eterna. Curiosamente, os hotéis próximos do Vaticano aumentaram os preços até 300%. Na realidade, ninguém quer perder este grande acontecimento da beatificação do papa, apenas à distância de seis anos da sua morte. Depois da beatificação, segue-se a abertura de novos inquéritos para a definitiva canonização que o levará a ser venerado como santo universal. Morreu em Abril de 2005, e a sua causa concluiu-se em tempo recorde. Segundo o Cardeal Amato, Perfeito para as Causas dos Santos, houve duas questões que facilitaram a rapidez do procedimento. O papa Ratzinger dispensou os cinco anos de espera prescritos para a abertura do inquérito. E depois da “derroga”, o “candidato” não tinha uma lista de espera, isto é, o impedimento de outras causas em curso. Tudo foi feito com o máximo rigor. Todo o processo foi estudado ao mais ínfimo detalhe para que fosse considerado milagre, levando João Paulo II a conquistar a beatificação de João Paulo II. Uma análise exaustiva dos médicos, altos especialistas italianos e franceses, chamados a examinar a doença da Irmã Marie Simon-Pierre para exprimirem a “inexplicabilidade” do fenómeno. A Irmã Marie Simon-Pierre, dado a gravidade da Parkinson, não dormia, não podia escrever, nem sequer podia ver televisão. Na noite de 2 de Junho de 2005, as Irmãs da sua congregação iniciaram uma novena em memória do Sumo Pontífice. Às 04:00, quando a Irmã Marie Simon-Pierre se levantou, já não tremia, estava completamente curada. Ela exclamou com grande emoção: “João Paulo II curou-me”. No dia 1 de Maio, data em que se celebra a festa dos trabalhadores, Roma será um patamar do mundo. Milhões de peregrinos dirigir-se-ão à famosa Praça de São Pedro e, num acto de fé, juntamente com Bento XVI, proclamarão, em voz alta, o querido e saudoso papa Wojtyla um Beato Universal.


Artigo de Opinião de : João Carlos Abreu

Sem comentários: