segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Hoje somos todos José Manuel Coelho


“Então um site de esquerda apoia o José Manuel Coelho?”, é a interrogação que mais temos recebido a propósito da petição lançada pelo vermelhos.net com o lema “Todos os candidatos têm direito ao espaço público informativo”.

Compreendemos a questão que nos é colocada, mas essa incompreensão revela também como é difícil para alguns separarem as suas convicções político-ideológicas particulares daquilo que são os valores fundamentais da democracia. E o que aconteceu com a decisão de excluir José Manuel Coelho dos debates foi um acto anti-democrático que, agora que se confirma a candidatura do mesmo, tem de ser corrigido.

Também já nos foi colocada a situação de Luís Botelho Ribeiro, que continua a pugnar pela admissão como candidato, e, como é óbvio, tudo o que dizemos em relação a JM Coelho aplica-se a quem mais venha a validar a candidatura.

Podemos então discutir qual deveria ter sido o critério para a presença nos debates, não nos parecendo que pudesse existir outro que não fosse o de convidar todos os cidadãos que publicamente tivessem declarado estarem em curso os trâmites necessários para a apresentação da candidatura. Sem ingenuidades, sabemos também que daqui resultaria uma dezena ou mais de candidatos a candidatos, o que tornaria difícil ou inviabilizaria mesmo esses confrontos democráticos. Mas, nesse caso, o único critério democrático seria o de aguardar o fim dos prazos legais e só então calendarizar os debates.

Esta selecção anti-democrática de quem são os candidatos admissíveis não é uma novidade, lembramo-nos facilmente de protestos em presidenciais (Garcia Pereira), ou em autárquicas, de diversos partidos excluídos de debates, por serem considerados menos representativos. Sabemos também como alguns órgãos de comunicação social invocam critérios jornalísticos para as suas opções de exclusão, quando se torna evidente que falamos de critérios políticos induzidos pelas correntes maioritárias que procuram assim eliminar vozes dissonantes.

Hoje somos todos José Manuel Coelho porque, com a legislação existente, ele cumpriu os critérios necessários para ser candidato à Presidência da República. Tem, por isso, rigorosamente os mesmos direitos do que todos os outros candidatos. Recuso-me, por isso, a manifestar a minha opinião sobre a proposta política do candidato. Fá-lo-ei noutro momento. Agora é hora da DEMOCRACIA. Por isso iniciei uma petição on-line que vos convido a assinar:

Por: João Delgado

Fonte: Presidenciais 2011

Sem comentários: