segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Viva o Povo Superior que vive do cartão de militante do PPD/PSD Madeira


O homem que pode parar a Madeira
Das 90 empresas do Grupo Sousa, a Porto Santo Line é claramente a mais lucrativa

Por:Miguel Fernandes Luís
É um dos homens de negócios mais poderosos da Madeira mas mal se dá pela sua intervenção, devido à discrição com que actua. À beira de completar 50 anos, Luís Miguel da Silva Sousa comanda um império do tamanho da Madeira, um universo que já vai em 90 empresas.

Não é um exagero dizer-se que o líder do Grupo Sousa tem as chaves do nosso arquipélago na mão. Com a recém anunciada compra da Box Lines ao Grupo Sonae, passa a deter dois dos cinco armadores que asseguram o transporte de carga entre o continente e a Madeira e são aqueles que mais facturam - no ano passado os respectivos volumes de negócio ascenderam a 55 milhões de euros.

Quando a carga chega ao porto do Caniçal, é pessoal de uma empresa deste grupo (ETPRAM) e máquinas de outra empresa (OPM) que procedem à descarga dos contentores. Há boas possibilidades desses mesmos contentores virem a ser transportados por camiões de outra sociedade da família Sousa (Opertrans), estacionarem num terminal da Operlink e se houver necessidade de reparar essas unidades entra em acção a Repin. A arrumação da carga nos contentores está a cargo dos transitários, como a Bitrans e a Bitranlis.

Ainda na área marítimo-portuária, o Grupo Sousa entrou há já algum tempo no agenciamento de cruzeiros (Ferraz) e de navios de carga/passageiros (Via Oceano). Neste último caso, há a curiosidade de fazer negócio com um concorrente: a Naviera Armas. Não se trata, no entanto, de caso único. O grupo madeirense tem uma pequena participação de 10% na Manicargas, empresa ligada às operações portuárias em Leixões e que é controlada por um rival - o grupo ETE.

No Porto Santo, o domínio é ainda mais notório. A ilha depende do Grupo Sousa não só para o transporte de carga (Empresa de Navegação Madeirense) como também para o transporte de passageiros e veículos (Porto Santo Line). Três das maiores unidades hoteleiras locais (Luamar, Torre Praia e Praia Dourada) integram a esfera empresarial liderada por Luís Miguel Sousa, onde surgem vários restaurantes e interesses imobiliários em pontos apetecíveis do Porto Santo. A única rádio da ilha (Rádio Ilha Dourada) é propriedade do grupo, que tem uma posição minoritária no capital da SAD do Hóquei do Portosantense.

A Porto Santo Line é o negócio mais lucrativo de Luís Miguel Sousa. Para que se tenha uma ideia, a empresa do 'Lobo Marinho' encerrou o ano passado com um resultado líquido do exercício de 4,5 milhões de euros. Já a famosa OPM fechou 2009 com um resultado líquido de 623 mil euros. Esta é, contudo, a empresa que melhor paga aos seus administradores. O relatório de contas consolidadas de 2008 do Grupo Sousa SGPS diz que as remunerações dos membros dos órgãos sociais no conjunto das várias empresas ascenderam a um milhão de euros, sendo que mais de metade desse valor foi pago pela OPM.

Este mesmo documento revela que em pleno ano de crise económica mundial, os proveitos operacionais do Grupo registaram um aumento de 1% e os resultados operacionais subiram 87%. O relatório confirma, por outro lado, a importância que os transportes marítimos têm, representando 38,4% do volume de negócios.
Logística (23,9%), operações portuárias (18,3%), hotéis e turismo (12,4%), inertes (3,6%) e transportes terrestres (3,3%) são outras áreas de intervenção. Apesar de as respectivas vendas e prestações de serviços em 2008 ascenderem a 60 milhões de euros, a estrutura de pessoal é ligeira: 448 funcionários.

Referência final para a diversificação de negócios para a área das energias renováveis. Há um ano a Windmad inaugurou três aerogeradores no Paul da Serra que custaram 3,7 milhões de euros.

O braço direito
Duarte Rodrigues entrou no Grupo Sousa em meados da década de noventa, quando as principais áreas de actividade já estavam definidas, mas teve uma participação decisiva na organização e expansão dos últimos 15 anos. Tanto que passou a ser gerente/administrador em quase metade das empresas e deixando para segundo plano Ricardo Sousa e Rui São Marcos. Luís Miguel Marques (marido de Doris Sousa) também 'dá cartas' no sector portuário. Nos últimos anos ganhou algum protagonismo Ladislau Sousa nos negócios do Porto Santo e agências de navegação.

O grande aliado
O maior parceiro de negócios de Luís Miguel Sousa é outro grande empresário da Madeira. Tem parcerias com Avelino Farinha na Arinerte, Navinerte e Madmar (extracção de inertes), na Prazimo-Imobiliária dos Prazeres, no projecto imobiliário do Toco e ainda na editora do extinto jornal Notícias da Madeira ('Rua dos Netos Notícias 27'). Com Carlos Pereira partilha negócios na extracção de inertes (Madmar e Coinertes), além da direcção do Marítimo, de cuja SAD ambos possuem uma acção. A família Pedra é parceira estratégica nas operações portuárias.
Fonte:http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/224936/economia/225027-o-homem-que-pode-parar-a-madeira?page=1

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