segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Luís Filipe Menezes o mesmo cromo de sempre


Quando Pedro Passos Coelho mete o seu projecto de revisão constitucional e vai de férias eis que aparece Luís Filipe Menezes a defender o mesmo projecto dos ataques da esquerda, omitindo que o primeiro ataque veio de Santana Lopes e que desde Portas a Adriano Moreira ouviu-se uma chuva de críticas.

Mas Menezes, um dos líderes falhados do PSD, é um optimista e acha que Pedro Passos Coelho não só consegue defender o seu projecto de revisão como consegue reverter o debate a seu favor. Presunção e água-benta cada um toma a que quer.

«José Carlos Vasconcelos, no seu editorial desta semana, analisava a proposta de Revisão Constitucional do PSD concluindo: com esta proposta o PSD não só abre o jogo quanto ao essencial do seu projecto governativo como aliena um eleitorado central determinante para se vencer eleições. Finalmente afirma que as opções sociais-democratas não são empurradas por necessidades conjunturais mas sim por claras opções ideológicas neoliberais.

Trata-se de uma opinião avalizada mas reconhecidamente engagé. É, aliás, já esse o mote da abordagem crítica e simplista dos porta-vozes socialistas, e será essa a cartilha do discurso anti-PSD dos próximos meses. Previsível. Inevitável. Cabe ao PSD contraditá-lo a seu favor, o que não me parece sequer complicado. »
[DN]

Sem comentários: