quarta-feira, 30 de junho de 2010

Vereador do PND na Câmara do Funchal, Gil Canha, levanta dúvidas ao projecto de 466 estacionamentos para 11 mil espectadores


O Partido da Nova Democracia (PND) - Madeira está contra a alteração do projecto do Estádio dos Barreiros em construção, uma vez que nada é avançado a propósito do aumento do número de estacionamentos previstos (466) tendo em conta o número de espectadores (11.000) previstos no plano. A alteração foi proposta esta manhã na reunião da Câmara Municipal do Funchal, diz ainda o vereador do PND-M, sem que os vereadores da oposição tivessem tido tempo de estudar o documento.

Esta acusação foi apontada à liderança da Câmara, numa conferência de imprensa realizada, esta tarde, no edifício à Praça do Município. Gil Canha frisou que "o projecto de alterações do novo estádio do Marítimo, curiosamente, mantém o mesmo número de lugares de estacionamento", isto é, "um estádio que está concebido para 11 mil espectadortes tem só 500 lugares de estacionamento". E acrescentou: "Sempre tivemos esperança que esta alteração viesse a trazer mais lugares de estacionamento, afinal mantém-se o mesmo número".

Gil Canha aproveitou para lançar algumas questões: "Não será que, por detrás de todas estas movimentações, se vislumbra aquela célebre venda de um terreno em zona verde nos Barreiros pelo senhor Jaime Ramos? Um estádio com esta dimensão, não seria de exigir pela própria Câmara um maior número de estacionamentos? E por que razão o senhor Jaime Ramos compra um terreno nas cercanias, que é zona verde? Ninguém compra terrenos em zona verde. Será que aquele terreno será sempre zona verde? É estranho."

Por outro lado, nas imediações do estádio, existe um antigo campo de futebol, hoje utilizado para estacionamento (junto à Tourigalo), "considerada zona habitacional segundo o PDM (Plano Director Municipal) do Funchal, agora vai ser transformada em zona de estacionamento e de serviços", frisou o vereador da oposição, que lembra que esta alteração "contraria" o PDM. "Nós vamos estudar o assunto, pois foi presente à Câmara de uma forma intempestiva. Chegamos à reunião e surgiu este projecto de alterações, que tem um grande impacto económico-desportivo, como podem esperar que os vereadores o analisem em cinco minutos?", questionou ainda.

Gil Canha promete tudo fazer na Câmara e até na Justiça (por exemplo, com um pedido de embargo), caso esta proposta passe e garante ficar atento ao que se fará na zona verde, onde acredita será de futuro criado mais uma zona de estacionamentos explorados à margem da gestão do Estádio dos Barreiros.

Sem comentários: