sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Parlamento Europeu abre candidaturas para prémio de jornalismo

As candidaturas à terceira edição do prémio de jornalismo do Parlamento Europeu, começam hoje e decorrem até 31 de Março podendo ser apresentadas individualmente ou em equipas com o máximo de cinco elementos, divulgou a eurocâmara.


O prémio, no valor de cinco mil euros em cada uma das quatro categorias - imprensa, rádio, televisão e Internet - distingue jornalistas que tenham contribuído para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia (UE).


Os artigos ou as reportagens, elaborados numa das línguas oficiais da UE, devem ter sido publicados ou difundidos entre 01 de Maio de 2009 e 31 de Março de 2010.


Os participantes devem ser nacionais ou residentes de um dos 27 e jornalistas com carteira profissional.


As candidaturas podem ser enviadas até 31 de Março, inclusive, sendo o prémio entregue em Outubro de 2010.

Numa primeira fase, um júri de pré-selecção, constituído por jornalistas em cada um dos Estados-membros, seleccionará os vencedores nacionais em cada uma das categorias.


Em seguida, um júri de selecção, constituído por três eurodeputados e por seis jornalistas em Bruxelas, escolherá os vencedores a nível europeu.


Os formulários de candidatura e o regulamento do Prémio de Jornalismo estão disponíveis no seguinte endereço http://www.eppj.eu.


No ano passado, o prémio foi atribuído a jornalistas da Alemanha, da Hungria e da Polónia.


IG.
Lusa

Sem comentários: