domingo, 20 de dezembro de 2009

João Paulo II proclamado “venerável”























Virá a seguir a última etapa antes da beatificação de Karol Wojtyla com o exame ao "milagre" atribuído a João Paulo II: o caso da madre francesa Marie Simon-Pierre, da congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas, curada sem explicação médica da doença de Parkinson em 2005.


Este caso, considerado um fenómeno pela Igreja, será examinado primeiro por uma comissão médica, a seguir por uma comissão de teólogos e por fim pela comissão de bispos e cardeais.


A imprensa italiana especula a data da beatificação para a próxima Primavera, cinco anos após o seu falecimento ocorrido em 02 de Abril de 2005, ou Outubro de 2010, para marcar o 16 de Outubro de 1978, data da sua eleição para a chefia da Igreja católica.


O processo de beatificação foi desencadeado por Bento XVI dois meses após o falecimento de João Paulo II.Por outro lado, um comunicado do Vaticano refere que o chefe da Igreja católica aprovou ontem também a beatificação do padre polaco Jerzy Popieluszko, assassinado há 25 anos pela polícia política comunista, que está em última etapa antes de canonização. Também o jornalista espanhol Manuel Lozano Garrido "Lolo" (1920-1971) e os religiosos José Tous y Soler (1811-1871) e Leopoldo de Alpandiere (1866-1956) serão beatificados proximamente, ainda segundo o comunicado do Vaticano.

JM/Lusa

Sem comentários: