quinta-feira, 12 de março de 2009

Será que as filhas também foram?

Câmara de Lobos pagou por troféu internacional












Esposa de arlindo e faria também foram a espanHa receber trofÉu que custou 20 mil


O Troféu Internacional de Turismo, entregue em Madrid no final de Janeiro pelo 'Editorial Office - Trade Leader's Club' à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, custou quase quatro mil euros aos cofres da autarquia. A este montante acrescem ainda as despesas de representação e das três noites de alojamento de Arlindo Gomes e Jorge Faria na capital espanhola, os quais se fizeram acompanhar das respectivas esposas.
O facto tem gerado comentários. O presidente da Câmara justifica. "Sou casado, tenho a minha família e ela (esposa) quando pode ir comigo, vai. As despesas da minha mulher pago-as eu. As minhas despesas pagou a Câmara", garante, acrescentando que "pensar o contrário é mesquinhice. E as pessoas são pequeninas nessas coisas", remata.
Calheta rejeitou em 2008
Tradicionalmente a entrega deste troféu coincide com a Feira Internacional de Turismo de Madrid - FITUR e visa reconhecer o prestígio das empresas e organizações que trabalham em prol do turismo, da qualidade e do desenvolvimento.
No ano passado, o Município da Calheta rejeitou o prémio quando soube que afinal teria de pagar para recebê-lo. Se Manuel Baeta não quis pagar, já Arlindo Gomes não se fez rogado e decidiu levar o seu 'homólogo' e respectivas esposas. Ao todo, consta que a ida a Espanha tenha custado perto de 20 mil euros.
Confrontado com este valor, Arlindo Gomes assegura que "não foi tanto", mas não diz quanto é que a Câmara teve de gastar na deslocação de quatro dias à capital espanhola. Em relação ao prémio, "o valor é uma coisa simbólica", garante, também sem precisar quanto.
Na edição deste ano foram galardoadas 111 entidades de 57 países. De Portugal, além da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, receberam idêntico troféu os municípios de Loulé e de Albufeira.
O prémio atribuído à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, para além de significar o reconhecimento internacional, premeia a acção da Câmara no desenvolvimento sustentado do concelho, visando a qualidade, quer dos serviços quer do espaço, sempre na perspectiva de potenciação do destino turístico.
"Anda por aí muita preocupação"
O Troféu Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia foi entregue no decorrer de um jantar de gala, com a presença de diversas entidades do sector do turismo e representações diplomáticas. "Eu, enquanto representante da Câmara, achei que era importante para o município aceitar aquele galardão". E acrescenta: "Até para perceber aquilo o que era, porque enquanto presidente acho que também devo fazê-lo, para poder constatar o que se passa no Mundo exterior, para ver se há alguma coisa que também possa fazer no meu concelho. Fui numa quinta e vim num domingo. Está dentro do âmbito da minha competência e foi isso que eu fiz, procurando fazê-lo com a máxima dignidade".
O autarca considera de resto que este tipo de reacção só vem a público porque, além da "mesquinhez", "anda por aí muita preocupação". E assegurou: "Quem não está preocupado de certeza que sou eu", concluiu.
outros Premiados
Esta foi já a 34ª edição do Troféu Internacional de Turismo, entregue pelo Trade Leader's Club, num evento que contou com a presença de empresas e entidades de mais de 40 países. O Trade Leader's Club é uma associação de empresas com alguns milhares de sócios distribuídos por mais de 120 países e tem como primeiro objectivo promover o intercâmbio comercial e oportunidades de negócio entre os seus associados, e que são quem indica as empresas ou entidades a premiar anualmente. Da Madeira, em edições anteriores já foram premiados com o Troféu Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, o Casino Park Hotel e a Direcção Regional de Turismo.

Orlando Drumond

Com a devida vénia DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA

Sem comentários: