quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Cartas da Treta















No seguimento do conjunto de iniciativas do PND sobre a Fundação Social-Democrata em que o deputado Coelho levou, consigo, a imagem de José Manuel Rodrigues do CDS/PP ao Tribunal para entregar uma queixa contra a referida instituição, o Diário de Noticias fez questão de publicar uma série de "cartas do leitor" a criticar a atitude do deputado do PND e elogiando a do líder do CDS/PP que mais não fez do que roubar o que não lhe pertencia, além de ter ameaçado fisicamente o seu "colega" de hemiciclo.
O comportamento de José Manuel Rodrigues fala por si e de si. Um político não pode estar acima da sátira e da critica, desde que esta não seja ofensiva. E nesta matéria, temos muito a aprender com os norte-amaricanos que gozam e muito e de todas as formas e feitios com o mais alto cargo da Nação - o de Presidente da Republica - quando o detentor assim o merece.
Mas, como sempree, o Diario de Noticias, naquilo que é o "jornalismo rasgadinho" desvalorizou as iniciativas do PND sobre a Fundação Social-Democrata, remetendo-as para canto, sem destaque e quase sem espaço, dando em contra partida meia pagina ao líder do CDS/PP que veio dizer que já no passado levantara o assunto, quando, na verdade, propôs que se criasse uma Comissão de inquérito, num requerimento que nem foi aceite por estar mal formalizado-e é este o jornalismo e a independência que tanto se ufana o Díario de Noticias, ainda para mais usando nessa peça com José Manuel Rodrigues uma foto que fora enviada pelo PND.
O Garajau não pactua com a hipocrisia, razão pela qual desde sempre manifestou o seu apoio editorial ao PND. Um apoio que não foi expresso simplesmente pelo facto de nas listas do PND estarem em lugares não elegíveis aos directores do Garajau. O apoio do Garajau insere-se na linha do que fizeram muitos jornais norte-amaricanos que na altura das eleições e não só manifestam publica e editorialmente quem apoiam e por que razão o fazem. E neste caso, as razões são por demais conhecidas. É uma questão de Regime.
A secção "Cartas do Leitor" do Diário é usada cirurgicamente, de acordo com os interesses instalados e os seus autores nem sempre são quem dizem ser. Sabemos isso perfeitamente.
Neste caso concreto do roubo da imagem por José Manuel Rodrigues houve cartas que foram de facto escritas por militantes do CDS/PP a elogiar o comportamento criminoso do líder do seu partido. Sabemos isso. Como também sabemos que a decisão de as publicar não foi inocente. Razão pela qual resolvemos nós próprios escrever cartas, que acabaram por ser publicadas, umas a dizer bem, outras a dizer mal do deputado Coelho, porque assim mostramos o que vale aquela secção e para que serve na maioria dos casos: para pura manipulação, dando a ideia de que a opinião pública está contra isto ou a favor daquilo, quando o que ali se publica depende sempre da selecção da direcção e dos objectivos que pretende atingir, para não falar das cartas que redigidas "intra muros".


A DIRECÇÃO DO GARAJAU


Com a devida vénia à O Garajau

Sem comentários: