quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Desancorar do desterro


O cordão humano pode não mover aterros mas já rebentou com as correntes da autocracia

O cordão humano formado por bem mais de um milhar de cidadãos sobre os milhões de metros cúbidos de inertes das ribeiras, amontoados no litoral nobre do Funchal, pode não mover aterros nem travar as máquinas que executarão os projectos megalómanos de amanhã, mas não tenho dúvidas de que a simples mobilização já rebentou com as correntes da autocracia, o que, por si só, representa uma vitória da cidadania, da liberdade de expressão e da democracia participativa, um exercício nobre pouco comum por estas paragens.

Da forte mobilização do último domingo há várias ilações a extrair. Uma delas, não menos relevante, é a prova, mais uma vez, de que a provocação, o insulto e a calúnia de quem manda já não amedronta, não desmobiliza, não subverte. Porque a massa crítica não está mais dormecida no vale dos aposentos e das contrapartidas. Assiste-se a um progressivo despertar de consciências que não se acomodam ao situacionismo. Gente que está cansada de murmurar o desacordo no antro do silêncio, gente que já não receia em assumir com os outros e perante todos uma bandeira, e um povo que faz por ir ao encontro daquilo que é o sentido da sua própria consciência, das causas que abraça e das legítimas aspirações.

Porque a autocracia cultiva o partidarismo em tudo o que mexe, aquele cordão humano conseguiu ultrapassar também o estigma da rotulagem, que certamente inibiu outras centenas de participar. Parece que a maçonaria andou por lá a tentar fazer o habitual inventário para apresentar ao chefe, mas a tarefa foi árdua, porque os manifestos, as razões, os protestos e as vigílias, já não se resumem mais a um ‘bando de comunas’, aos 'sindicalistas do costume' ou aos 'fascistas da Madeira Velha'.

O povo soberano pode não mover aterros mas facilmente desancora do desterro. A memória do 20 de Fevereiro não ficou enterrada e há ainda muita pedra para partir. Assim se constrói a democracia.

Fonte: DN Madeira

Sem comentários: