quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Voto de Protesto do PND apresentado na Assembleia Regional da Madeira












A Madeira vive presentemente uma das maiores crises de sempre em todos os planos, político, económico e social.

No plano político, a região é um caso único, no país e na Europa, de autoritarismo e de viciação dos mecanismos democráticos e parlamentares.

No plano económico, enfrentamos o falhanço do modelo de desenvolvimento, a crise do “Destino Madeira”, destruído pela betonização e pelo excesso de construção, e, mais de 30 anos depois da conquista da autonomia, ressurge a sombra do condicionamento e da distorção de concorrência, com os sectores portuário e de transportes marítimos, turístico e da construção entregues a três ou quatro grandes lobbies económicos que ditam as regras de mercado e açambarcam todos os bons negócios com a região.

No plano social, continuamos a viver a melancólica resignação da Madeira Velha às maiores taxas nacionais de analfabetismo, de iliteracia, de pobreza e de assimetria de distribuição de rendimentos, agora agravadas com o maior aumento nacional da taxa de desemprego.

Em recente visita à Madeira, o Presidente Honorário do PS procurou branquear toda esta situação dizendo que o chefe do Governo Regional da Madeira é «economicamente sério» e que fez uma “obra positiva a nível das infraestruturas urbanísticas, rodoviárias e turísticas”.

Ora estas afirmações, produzidas por uma pessoa inteligente e conhecedora, como sem dúvida é o Dr. Almeida Santos, são intelectualmente desonestas e interesseiras, por ocultarem uma realidade bem diversa e conhecida do seu autor e por acomodarem os interesses de um grande grupo económico beneficiado do Regime de que o Dr. Almeida Santos é Advogado.

Mais do que isso, essas declarações são um insulto à inteligência dos Madeirenses. Se o Presidente do Governo Regional da Madeira é «economicamente sério» então como se explicam as posições do Governo PS nestes últimos anos sobre a Madeira e as declarações recentemente proferidas pelo 1.ª Ministro e pelo Ministro da Finanças sobre as finanças públicas regionais?

O Dr. Almeida Santos antes de falar da Madeira tem de fazer uma declaração de interesses, ele é parte mais interessada na governação regional que um madeirense comum.

Na Assembleia Regional, em intervenções de deputados do partido do poder e de todos os partidos da oposição, fez-se já a justa e isenta avaliação da obra do Dr. Alberto João Jardim, sendo absolutamente desnecessárias e merecedoras do protesto desta assembleia intervenções comprometidas e interessadas do calibre daquelas que foram produzidas pelo Dr. Almeida Santos que apenas contribuem para inquinar ainda mais a vida democrática regional.

Assim, a Assembleia Legislativa da Madeira expressa o seu Voto e Protesto pelas citadas declarações e comportamento político do Dr. Almeida Santos na sua última visita à Madeira.

Funchal, 25 de Janeiro de 2010

O Deputado único do PND

(José Manuel da Mata Vieira Coelho)

Sem comentários: