terça-feira, 19 de maio de 2009

Deputado da bandeira nazi detido preventivamente para ouvir sentença em tribunal







Funchal, 20 Mai (Lusa) - O ex-deputado do PND, José Manuel Coelho, que levou uma bandeira nazi para o parlamento madeirense, foi detido esta manhã preventivamente para garantir a sua presença na leitura de uma sentença judicial no tribunal de Santa Cruz.
Em declarações à agência Lusa, José Manuel Coelho criticou o "abuso de poder" por parte da juíza daquela comarca, Rosa Aguiar Moura, considerando que a sua detenção "é ilegal, porque partiu de um juízo temerário de que não compareceria hoje para ouvir a sentença".
"Se alguma vez tivesse recusado assistir, a doutora juíza tinha razão para adiar a leitura, mandar-me deter e agendar a sentença para outra hora, mas ela fez um juízo temerário e isto é uma ilegalidade", realçou.
"Isto é para o país ver como é aplicada a justiça na Madeira, onde existem perseguições políticas como no tempo da Pide", acrescentou.
José Manuel Coelho apontou que esta é a quarta vez que é julgado pelo mesmo crime, por ter distribuído panfletos clandestinos do movimento dos democratas de Gaula, que criticavam o PSD e o seu líder regional Alberto João Jardim apontou.
O ex-deputado garante que quando foi julgado a primeira vez "nunca mais distribui os panfletos, mas testemunhas falsas compradas porque devem favores ao antigo presidente da Câmara de Santa Cruz, vieram fazer prova em tribunal", destaca.
Adianta que os mesmos documentos chegaram a circular no Funchal, "certamente distribuídos por outras pessoas".
Esta situação é "um claro abuso do poder da justiça do PPD/PSD, com os tribunais subservientes ao regime", que viola a própria Constituição, acusa.
José Manuel Coelho diz que vai recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
"Já fui condenado três vezes pelo mesmo crime e face à atitude da doutora juíza, vou sê-lo outra vez".
A leitura da sentença está agendada para as 14:00.

AMB
Com a devida vénia à Agencia Lusa )

Sem comentários: