quarta-feira, 6 de março de 2013

Madeira recebe Cruz da Juventude entregue a Portugal por João Paulo II



Em 1987, o Papa João Paulo II viajou até à Argentina onde se realizou a II Jornada Mundial da Juventude, a primeira fora de Roma. O tema escolhido foi: "Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor." (1 Jo 4, 16). Participaram dois milhões de jovens.

Um dos símbolos das Jornadas Mundiais da juventude é a Cruz. Na Argentina o Papa João Paulo entregou cinco cruzes, uma a cada Continente. A cruz da Europa foi entregue a Portugal. Agora ela está a visitar Portugal numa iniciativa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, coordenada pelo Grupo de Jovens da Congregação dos Missionários da Boa Nova, com sede no Porto.

A cruz vai estar no próximo sábado na igreja do Atouguia, Calheta, onde se encontra uma relíquia do Beato João Paulo II. O acolhimento será feito às 18h30 com a celebração da Eucaristia. Às 20 horas inicia-se uma vigília de oração naquela igreja. 

No domingo a cruz estará no Colégio de Santa Teresinha onde chegará às 9h20. 

A partir das 9h30 decorrerá o Youth Travel, que é um projecto que o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, em conjunto com a Paulus editora, preparou e concretizou e que se traduz numa «peregrinação e visita a todas as dioceses e seus animadores juvenis, com vista formação permanente e proximidade com todos os secretariados diocesanos, animadores juvenis, catequistas, religiosos e religiosas, professores de EMRC, tendo como instrumento de estudo o aprofundamento e conhecimento do YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica”.

O director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Pe. Eduardo Novo estará na Madeira acompanhar estas actividades.

Sem comentários: