
Grupo O Liberal maltrata jornalistas
Sindicato denuncia incumprimento contratual e violação do sigilo profissional
Sindicato denuncia incumprimento contratual e violação do sigilo profissional
A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas denunciou aquilo que considera a "violação de direitos laborais e sociais" nos órgãos de Comunicação Social do Grupo Liberal, acrescentando que "existem situações indignas para os jornalistas".
No comunicado tornado público, o sindicato revela que "os vencimentos são pagos sistematicamente fora dos prazos legais e tem recorrido aos falsos recibos verdes", existindo colaboradores "que apesar de trabalharem a tempo inteiro, dificilmente levam para casa 300 euros ao final do mês".
De acordo com o sindicato, "um outro trabalhador que recusou a redução do seu vencimento, em cerca de 30%, tem sido alvo de várias retaliações e apesar de ter sido contratado para a função de editor, tem sido impedido de a desempenhar numa violação clara do seu contrato de trabalho".
Na denúncia agora tornada pública, o sindicato acrescenta que "a empresa retirou o acesso directo às redes de telefones móveis ao referido jornalista", que deste modo quando necessita contactar alguma das suas fontes "tem de solicitar a marcação à telefonista, o que prefigura uma clara violação do direito à confidencialidade das fontes".
Contactado Edgar Aguiar, o patrão do Grupo Liberal, este desmente categoricamente qualquer dos factos denunciados pelo sindicato.
Tendo tomado conhecimento do comunicado e das denúncias nele contidas pelo DIÁRIO, o empresário reserva para uma fase posterior uma reacção mais formal, não deixando de comentar, a nosso pedido, dois dos casos mais identificados.
"Não temos nenhuma situação de incumprimento com nenhum dos nossos jornalistas, nem em circunstância alguma pagamos menos do que estava contratualizado. Não reduzimos o salário a ninguém".
Confrontado com a acusação, grave, de que os procedimentos internos da empresa constituíam-se como infracções graves ao sigilo profissional, Edgar Aguiar disse que "isso só pode ser uma piada, uma piada de muito mau gosto", desmentindo deste modo a violação da confidencialidade devida às fontes.
Cinco publicações
O Grupo Liberal tem nas bancas cinco publicações editoriais, casos do semanário 'Tribuna da Madeira', do gratuito de publicação diária 'Cidade' e das revistas 'La Fiesta' e 'Saber', esta com uma edição na Madeira e outra nos Açores. De acordo com Edgar Aguiar, a empresa tem ao seu serviço vinte e sete jornalistas.
Sem comentários:
Enviar um comentário